Atendimento
(69) 98421-2090
Segunda a Sexta das 08hs às 17hs
Atendimento pelo WhatsApp
Voltar 22 de Abril de 2021

Como o uso de Energia Solar ajuda a preservar o planeta?


Como o uso de Energia Solar ajuda a preservar o planeta?

Energia solar fotovoltaica é 100% limpa e renovável, preservando a Terra

A energia solar fotovoltaica está conquistando cada vez mais mercados na Europa, nos Estados Unidos, na Ásia, e agora também no Brasil. O mercado já está percebendo que é um investimento viável do ponto de vista econômico, mas que principalmente, tem a vantagem de ser uma energia 100% limpa, renovável e abundante. Neste texto, iremos comentar sobre de que maneiras a energia solar fotovoltaica ajudar a preservar o Planeta Terra.

Impede os malefícios de gerações poluentes

A energia solar fotovoltaica é uma energia limpa, e não usa de maneira nenhuma qualquer recurso não renovável para gerar energia. Mesmo entre as energias consideradas renováveis, a solar ainda é uma das mais limpas por ter o menor impacto possível ao planeta, nos níveis micro e macro.

Enquanto isso, a energia produzida pelas hidrelétricas tem um altíssimo custo ambiental, uma vez que as represas, turbinas, diques e comportas são responsáveis pela inundação de milhares de quilômetros quadrados em florestas e comunidades. Mesmo onde já existe água, a construção destas obras influência e prejudica a vida aquática.

Em relação às termelétricas, o impacto é ainda pior. Seja pela combustão de carvão mineral ou petróleo e derivados, a geração de energia pela queima de combustíveis fósseis gera milhões de toneladas em gases tóxicos para a Camada de Ozônio, especialmente o Dióxido de Carbono (CO2), responsável pelo aquecimento global.

Em comparação, a energia solar fotovoltaica não é responsável pela inundação de nenhum metro quadrado, tampouco pela emissão de sequer um grama de Dióxido de Carbono. Ela apenas absorve a luz do sol e gera corrente elétrica através de seus módulos fotovoltaicos, tudo limpo, renovável, e sem impacto algum para o planeta.

É mais fácil e barato de se instalar

Uma planta industrial de uma usina hidrelétrica ou termelétrica pode custar milhões de reais. Uma modificação ou ampliação do projeto custa mais dinheiro ainda. Levam anos para construir e é caro de se operar, deixando a energia ainda mais cara, e sua geração centralizada em polos industriais poluídos e malcheirosos.

Ao passo que a energia solar fotovoltaica é muito mais versátil, sendo possível de se instalar em telhados, paredes, quintais, ruas, calçadas, áreas específicas para tanto ou condomínios. Além de usinas dedicadas para este fim, a energia solar pode ser gerada de maneira compartilhada entre diversas unidades, para que possam ter uma oferta maior e mais economicamente rentável.

Além disso, os centros de pesquisa e universidades estão realizando constantes descobertas científicas para elevar ainda mais a eficiência dos módulos fotovoltaicas, a fim de se aproveitar melhor ainda esta fonte de energia limpa e abundante que é o Sol.

Quem investe em energia solar fotovoltaica investe no próprio bolso, investe em seu patrimônio, mas também investe em maior qualidade de vida e mais preservação para o meio ambiente e para o planeta. Evita de usar eletricidade com fontes poluentes e se prepara para o futuro, um tempo de sustentabilidade e constante renovação.