O setor de energia solar cresce mais a cada dia no país e no mundo. Ter a possibilidade de implantar um sistema que transforma os raios solares em energia elétrica enquanto economiza dinheiro e ainda ajuda o meio ambiente parece um sonho, mas é realidade. A união entre sustentabilidade e economia é o futuro da energia! Veja abaixo as principais vantagens:
1• Energia Limpa e gratuita – Captada pelos módulos fotovoltaicos, esse tipo de energia é considerada “limpa” por se utilizar de uma fonte inesgotável para geração: o sol. Além disso, não libera gases poluentes na atmosfera. Uma vez quitado o sistema, é só aproveitar pelos próximos 20 anos de desempenho das placas.
2• Instalação Rápida – O tempo de instalação varia de acordo com o tamanho do projeto. A demanda de energia é, basicamente, o que determina quantos kWp são necessários para suprir o consumo, sendo possível instalar até 3kWp por dia. Após a instalação, concessionária faz uma vistoria no local e, caso esteja tudo certo, é feita a troca do medidor. O prazo máximo de entrega do sistema em funcionamento é de 60 dias.
3• Redução do impacto ambiental – O status de energia limpa surgiu em contraposição às formas não renováveis de energia, como carvão, petróleo e gás natural – que liberam uma grande quantidade de dióxido de carbono na atmosfera. A poluição que esses recursos causam soma-se ao fato de que não se renovam em tempo útil.
4• Valorização do imóvel – Residências que possuam o sistema fotovoltaico instalado são mais atraentes e acabam por subir seu valor de mercado. Além disso, empresas e empreendimentos, em geral, agregam muito valor em seu capital social a partir da iniciativa sustentável de ter energia solar no local.
5• Retorno rápido do investimento – Um projeto de energia solar no Brasil se paga, em média, no período de 3 anos. Dependendo do lugar e do projeto, esse tempo pode ser maior ou menor, mas considerando a vida útil das placas solares (até 25 de geração garantida), ainda é um retorno considerado rápido para investimento.