Como já falamos por aqui, a energia solar fotovoltaica é uma fonte de energia limpa e renovável e não utiliza qualquer tipo de combustível fóssil ou emite gás poluente na atmosfera. Ou seja, ela é uma ótima parceira do meio ambiente, seguindo o caminho da sustentabilidade. Além disso, ela também é uma forte aliada do consumidor quando o assunto é economizar na conta de luz.
A alta na conta de luz é uma das principais preocupações dos brasileiros. Em meio à crise econômica causada pela pandemia do coronavírus, cada vez mais as pessoas estão buscando maneiras de economizar. No Brasil, as tarifas de energia são fixadas individualmente para cada distribuidora.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o valor da tarifa inicial e os mecanismos para sua atualização são definidos nos contratos de concessão assinados entre as distribuidoras e a União. O valor final da conta de luz é afetado por uma série de fatores, como o custo da transmissão, o dólar e impostos tais como o PIS/Cofins, o ICMS e a Contribuição para Iluminação Pública.
Para ajudar o consumidor a se organizar com os valores, a Aneel anuncia todos os meses a bandeira tarifária que será vigente. O que dá uma ideia do custo real da energia utilizada O sistema também ajuda indicando um uso mais consciente da energia elétrica, com menos desperdícios. Atualmente, a bandeira tarifária está na cor amarela, com custo de R$ 1,343 para cada 100 kWh consumidos.
Porém, nem sempre todos os cuidados que os consumidores tomam são o suficiente para fazer com que o valor da conta de energia diminua no final do mês. O que faz com que os brasileiros recorram a soluções mais eficientes para diminuir os gastos com eletricidade. Nesse contexto, a energia solar fotovoltaica se apresenta como a melhor e mais econômica solução.
1- Conta de luz mais barata
Verdade. Em meio às altas sofridas nas tarifas de energia, principalmente nesse momento que o país está passando com a crise causada pela Covid-19, o aquecimento solar fotovoltaico representa uma economia real e considerável na conta de luz. O sistema oferece a possibilidade de o consumidor reduzir a conta de energia em até 95%. Sem contar que o excedente produzido pelo sistema de energia solar é enviado para a distribuidora, que utiliza este crédito para abater da conta de energia do imóvel.
2- Painéis solares só podem ser instalados em telhados
Mito. A instalação dos módulos fotovoltaicos podem ser feitas em telhados, fachadas, no solo e na água, e podem ser instalados em casas, comércios e indústrias. Além disso, os módulos também têm a vantagem de ocupar pouco espaço e poderem ser instalados em áreas distantes da rede elétrica.
3- Podem durar mais de 25 anos
Verdade. Após a instalação dos painéis fotovoltaicos, os equipamentos podem durar mais de 25 anos e provavelmente com 80% de seu desempenho original.
4- Precisam de manutenções constantes
Mito. Outra vantagem dos painéis solares é que não precisam de manutenção frequente e a limpeza pode ser feita pelo próprio proprietário e só precisa ser feita quando as placas estiverem muito sujas. Normalmente, uma boa chuva pesada, deve limpar os seus painéis solares.
5 - Energia solar gera créditos com as distribuidoras
Verdade. O excedente da energia gerada pelos módulos fotovoltaicos é enviado para a rede elétrica e vira bônus futuro para o usuário. Esse crédito de energia tem validade de 60 meses.
6 - No inverno os painéis solares não produzem muita energia
Mito - Os painéis solares funcionam com a luz (raios solares) e não com o calor. São eles, os raios solares, os responsáveis pela geração de energia. Mesmo em dias nublados, com a radiação menor, haverá luz para alimentar os módulos e os equipamentos funcionarão perfeitamente.
7- Energia solar valoriza o imóvel
Verdade. Uma propriedade com sistema de energia solar tem valorização média de até 10% em relação aos demais imóveis. Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), 75% dos projetos de energia solar desenvolvidos no país são para áreas residenciais e os brasileiros investiram mais de R$ 8,4 bilhões em sistemas de geração de energia solar fotovoltaica.
9 - Difícil acesso a linhas de financiamento
Mito. O consumidor interessado em aquecimento solar no Brasil já conta com mais de 70 linhas de financiamento, com taxas de juros de 0,75% ao mês, segundo mapeamento realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). De acordo com a organização, os bancos também estão oferecendo um alongamento nos meses para o pagamento dos equipamentos.
10 - Solari Engenharia
Na Solari Engenharia o cliente pode calcular o seu projeto de energia solar, tirar dúvidas sobre eficiência dos equipamentos e instalação. A empresa é referência no setor e líder de mercado na região, e atua em projetos de pequeno e grande porte, além de oferecer assistência e garantia de qualidade da tecnologia. Acesse pelo site e entre em contato para um orçamento.