O setor de construção civil está tornando-se cada vez mais sustentável, com oferta de soluções amigas do meio ambiente e inovadoras para os lares. Segundo cartilha do Ministério do Meio Ambiente, os imóveis que contam com soluções eficientes para minimizar o impacto ambiental, como a instalação de energia fotovoltaica, valorizam, em média, de 10% a 30%.
A coordenadora da divisão técnica de controle e automação do Instituto de Engenharia, Aurea Vendramin, explica que a elaboração de um projeto ou instalações de requisitos inovadores e sustentáveis em uma residência – entre eles, conforto térmico e luminotécnico – traz comodidade, redução de custos e principalmente qualidade de vida.
No caso do painel solar, por exemplo, o custo da aquisição pode ser relativamente alto, mas a redução nos gastos com energia é imediata, podendo chegar até a 95%. Além disso, o valor que era direcionado ao pagamento da conta de luz pode ser usado para o pagamento do financiamento do sistema fotovoltaico. Na média, o retorno do investimento é de cinco anos, dependendo do empreendimento.