Se tem algo que precisamos todo dia é a energia. Ela movimenta todas nossas tarefas do dia a dia, sejam no ambiente doméstico, empresarial, rural ou industrial. Sem ela não há tecnologia, conforto e sequer produtividade.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, o Brasil tem cerca de 70% de sua matriz elétrica baseada em energia hidráulica, mas, em vista de condições hidrológicas desfavoráveis, com períodos de estiagem cada vez mais prolongados e associados ao aumento do potencial solar, baixa interferência de nuvens e radiação solar mais intensa, outras fontes de energia, como a energia solar fotovoltaica, vêm recebendo grandes investimentos.
Os projetos de painéis solares fotovoltaicos focam algumas áreas como: bombeamento de água para abastecimento doméstico, irrigação e piscicultura; iluminação pública; sistemas de uso coletivo (eletrificação de escolas, postos de saúde e centros comunitários); atendimento domiciliar, entre outros.
Como funciona a energia solar?
Assim que amanhece e os primeiros raios de sol incidirem sobre os módulos solares, sua energia começa a ser gerada. Há um processo de conversão que transforma a energia solar captada de acordo com as características necessárias para sua rede elétrica. E o que é melhor, se nem toda energia for consumida, o excedente é lançado na rede gerando seus créditos energéticos.
Vantagens da energia solar fotovoltaica
Além de uma economia de até 95% em sua conta de luz, o investimento nesse sistema de energia traz um alto retorno financeiro ao longo do tempo, considerando que ninguém ficará sem usar energia, pois se trata de um bem vital para a vida humana, assim como água.
Com a energia solar fotovoltaica, você fica isento dos reflexos de reajustes de energia por meio da inflação energética, que nos últimos anos tem sido alta, passando de 10%, além disso não sofrerá os efeitos de aplicação de bandeiras amarelas ou vermelhas que ocorrem nos períodos de estiagem, algo constante ultimamente.
Outra vantagem percebida por quem opta por esse sistema de captação de energia é a valorização imediata do imóvel, além da considerável vida útil dos painéis solares, em média 30 anos. Alguns munícipios promovem o IPTU Verde, incentivo que reduz o valor do IPTU do imóvel que possui geração de energia renovável como a fotovoltaica. Com a implantação desse sistema, você evita a geração de gás carbônico na atmosfera, o que ajudará na promoção do marketing verde de um empreendimento ou empresa, além da possibilidade de comercializar esses créditos de carbono.