1 – Certifique-se que a empresa respeita as normas da ANEEL
A RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 482, estabelece as condições gerais para o acesso de microgeração e minigeração distribuída aos sistemas de distribuição de energia elétrica. Procure somente empresas que façam um sistema fotovoltaico projetado sob medida para o seu telhado/solo e para os seus padrões de consumo.
2 – Verifique o histórico da empresa e quem são seus clientes
Verifique se a empresa que você pretende contratar tem um bom número de projetos aprovados com a concessionária local, assim você poderá constatar a experiência prática dos profissionais. Isso porque, apesar dos conhecimentos técnicos dos funcionários, existem questões específicas que só podem ser absorvidas com a prática.
Outro ponto relevante é observar os clientes que já foram atendidos. Licitações, empresas multinacionais e com marca consolidada no mercado, são dados que dizem muito sobre a confiança e credibilidade dos serviços prestados.
3 - Procure empresas que tenham departamentos específicos por área
Comprar um sistema fotovoltaico é fácil, o difícil é encontrar quem te ofereça a solução completa. Por trás de um sistema de energia solar que funciona perfeitamente e gera a energia necessária para proporcionar economia no fim do mês, existem muitos profissionais que precisam de conhecimentos específicos para cada etapa do processo. A venda é só o primeiro passo.
Por isso, explore sobre a capacitação técnica da equipe por trás do seu projeto. Um time que tem engenheiros eletricista e civil, certamente saberão dar o apoio que seu projeto demanda. Os departamentos de pós-venda, jurídico e financeiro com foco em financiamentos, por exemplo, são grandes diferenciais. Vale também responder:
A empresa que está fornecendo o sistema vai se encarregar de preencher a documentação necessária para conectar o seu sistema à rede elétrica?
A empresa irá te assessorar até o fim do processo de conexão com a rede elétrica?
Se as respostas forem “sim”, você pode avançar para outros requisitos.
4- Observe os equipamentos utilizados
A qualidade dos equipamentos é fundamental para a durabilidade e retorno do seu investimento. Os módulos fotovoltaicos e inversores solares de um fornecedor que já esteja consolidado no mercado faz toda a diferença no orçamento final.
O chamado “kit solar” (inversor e módulo) possui várias marcas e modelos. O ideal é optar por empresas consolidadas mundialmente, como por exemplo a WEG, que utiliza tecnologia de ponta permitindo que as boas práticas de instalação, especialmente a de proteção elétrica dos equipamentos, sejam cumpridas. Desta forma, você pode ter a real segurança que o seu sistema irá durar por 25 anos, sabendo que comprou um sistema de qualidade.
5. Se informe sobre as garantias do serviço prestado
Para fazer uma avaliação de qual empresa de energia solar é a melhor para o seu imóvel, certifique-se de que todos os componentes do seu sistema fotovoltaico incluem garantia. Verifique se ela garante a instalação das peças, veja qual é a procedência e a qualidade de cada item que faz parte do projeto.
Além disso, pergunte se a empresa possui apólices de seguros, cobrindo eventuais danos provenientes de acidentes ocorridos durante a execução da obra ou mesmo abrangendo terceiros como: empregados, vizinhos, incêndios, etc.
6. Exija o Laudo de Performance e Geração em Contrato
Procure contratar uma empresa que forneça validações elétricas e estruturais do seu imóvel, por meio de uma simulação da geração do sistema. Desta forma você estará respaldado com segurança e conformidade com as normas brasileiras de instalação. Por fim, procure quem garante em contrato a geração do sistema fotovoltaico, assim, você pode evitar ser surpreendido com uma geração de energia diferente da oferta inicial.
Fonte: G1 - Globo